Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

E agora, cesária ou parto normal?

Acho que não é novidade pra ninguém que eu sou uma defensora do parto normal, humanizado e natural né? Algumas mamães que fizeram cesária (por conveniência) insistem em defender a operação mas nunca vai entrar na minha cabeça o fato de mulheres que tem o bebê encaixado (na posição certa de nascimento, que é com a cabeça pra baixo), ter passagem, ter dilatação e mesmo assim fazer uma CIRURGIA para o filho vir ao mundo.
Já falaram pra mim uma vez que parto normal é do TEMPO DAS CAVERNAS, isso é um absurdo gente! Médicos e mais médicos tentam literalmente fazer a cabeça de suas pacientes para que elas escolham a cesária (principalmente se você for ganhar com ele) simplesmente pra ser uma coisa marcada e ele não precisar sair de casa em horários ruins pra fazer o parto, afinal né, quem quer ser acordado as 03:00 horas pq a paciente entrou em trabalho de parto? Ninguém.
Uma vez postei no facebook esses retratos da violência obstétrica e obtive dois pontos de vista que achei interessante nos comentários (se alguém se sentir incomodado com a exposição me avise que eu tiro).
A primeira foi de uma amiga querida, que já explica quem ela é:

"Ana Luiza Coura Bom, não resisto a este tipo de post... rsrsrs.. Sou Enfermeira Residente em Enfermagem Obstétrica, logo faço parte da rede de atenção humanizada ao parto, trabalho na maternidade Sofia Feldman e, por experiência profissional (não própria, pois ainda não tenho filhos), encho a boca pra dizer que o parto normal é com certeza a melhor escolha pra mãe e, claro pro bebê.... Se puder ser natural, melhor.... Mari, não se preocupe com passagem ou se a Bia ainda não virou... Ainda falta muuuito tempo e muuita coisa pode acontecer.... Eu como profissional te digo uma coisa: o simples fato de vc já ter feito sua escolha pela via de parto de forma consciente te permite lutar pelo que vc escolheu! Sei que vc não vai aceitar "qualquer coisa" na hora do parto da Bia...." 

A segunda é de uma amiga muito abençoada, que fazia ballet comigo, tem uma filha maravilhosa e fez cesária:

Suelen Lopes acho q cada pessoa deve escolher o parto da forma q acha melhor e da forma q pensa q vai aguentar...desculpa, mas sou contra quem só fala bem do parto normal...e fala mal da cesária... cada um tem a sua experiência...eu por exemplo, tive uma cesária maravilhosa...e sou totalmente a favor de quem quer ganhar o bebê desta forma...tmbm acho lindo o parto humanizado e o normal...mas continuo afirmando q a cesária tbm pode ser uma boa opçao pra quem quiser...pra mim o importante mesmo é fazer um bom pré natal...tentar estar tranquila na hora de ganhar o bebê...colocar tudo na mao de Deus...e se preparar para cuidar do bebe...pq pra mim..mostrar q se é mae nao é só na hora do parto mas sim depois q se tem o bebe nos braços.E se vc escolher o parto normal será uma bençao p vc sim...só fico triste quando vejo as mulheres desfazerem tanto da cesária... já vi mulher chorar quando soube q ia ter q ser cesária..tudo bem q de certa forma ela foi frustrada no q queria...mas pra mim o importante mesmo é a saúde do bebe e se for preciso uma cesária saudável...pq nao né...Acho q o melhor é colocar diante de Deus a forma q vc quer e deixar tudo nas maos dele.bjs

Duas opiniões totalmente diferentes né? Concordo com a Suelen, acredito sim que tem mulheres que tem pavor em sentir dor, não sei se é o caso dela mas parei pra pensar depois e se você olhar ao redor, tem mulher que tem medo de furar a orelha, colocar qualquer tipo de piercing, fazer tatuagem e fica apavorada com certas situações... Forçar um parto normal em pessoas assim pode causar um trauma terrível. Depois desse post no face li o relato de uma mulher que não tinha passagem de jeito nenhum ficou mais de 26 horas em trabalho de parto ~GENTE OLHA O DESESPERO DESSA MÃE~ e o hospital simplesmente se negava a fazer uma cesária nessa mulher, pois neste hospital eles eram adeptos do parto humanizado e no máximo faziam parto normal. Ela implorou por uma cesária e foi maltratada, machucada, humilhada e só quando o seu filho estava quase MORTO que eles fizeram a cesária nela, fiquei lendo tudo de boca aberta!
Concluindo o raciocínio eu só queria deixar claro que eu respeito qualquer tipo de situação, a única que eu não aceito são mulheres que querem ter cesária e quando você pergunta pra ela o motivo, ela te solta uma brava dessa: "Ahhh pq meu marido (namorado, ficante) me disse que já teve relações com uma mulher que teve parto normal e que não é a mesma coisa, que a mulher fica mais relaxada (desculpa a expressão mas foi exatamente assim que ela falou comigo) e você não sente o mesmo prazer de antes" BITCH CALA A BOCA... não preciso nem comentar um absurdo desse né? Pra mim ela tá pensando apenas no prazer do parceiro dela e em ninguém mais, então não merece o meu respeito... 
Me deparei com esse post em um blog que eu não conhecia que vale MUITO apena ler!!!
Leiam bastante sobre os tipos de parto existentes, o Babycenter também fala disso e dependendo de quantas semanas você estiver receberá um e-mail informando os tipos de parto pra te ajudar a escolher e tirar dúvidas. Espero ter conseguido expor meu ponto de vista e ter deixado claro que: sou a favor do parto cesária mas defendo sempre o parto normal se a mulher tiver condições pra isso...
A minha Bia já está encaixadinhaaaaaa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário